Pages

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cosme, Eres.


A criança em si, representa a pureza, a ingenuidade, a alegria verdadeira e a esperança do recomeço, de um mundo melhor.



Para alguns terreiros, a Linha das crianças integram as 7 linhas de Umbanda. Para nós, na raíz seguida pela Tenda de Umbanda Filhos da Vovó Rita, as crianças estão vinculadas à Linha de Oxalá.


Essa Linha, conhecida também como "Ibejada" ou "Yori", é integrada por espíritos que se apresentam como crianças. Geralmente, manifestam-se espíritos que quando encarnados, morreram crianças ou que, após o desencarne, optaram por trabalhar na Umbanda desse modo. Comumente, manifestam-se espíritos que foram filhos de escravos, curumins, entre outros.




É uma Linha de muita luz. O fato de estar manifestado no médium uma criança, não significa que se trate de uma entidade com menos força ou conhecimento que as demais. Pelo contrário, a Linha das crianças é uma linha de grande força e poder! Realizam trabalhos de cura, dão conselhos, afastam a demanda, etc.


Ao contrário de que muitos irmãos Kardecistas falam, esses espíritos não estão "presos" na condição de crianças. Ao revés, como visto alhures, optaram a adentrar nesta Linha, para servir a Umbanda e trazer aos filhos de fé a alegria, a doçura e pureza. Como diz o ditado, “se todos tivessem olhos de Crianças, o mundo seria mais alegre e não haveriam mais guerras”.


E é com essa alegria, com essa pureza que muitas vezes eles tocam nas feridas morais do médium, mostrando seus defeitos, sua falhas e ensinam-o, com conselhos simples e diretos, a melhorar.


Esses espíritos também habitam na natureza. Nas praias, nos rios, na cachoeira, nos campos e principalmente nos jardins.






Essa Linha é regida por São Cosme e Damião, dois médicos gêmeos que são tidos como protetores das crianças. Uma curiosidade, é que a imagem de São Cosme e Damião no catolicismo é formada apenas pelos gêmeos médicos. Na Umbanda, foi inserida uma criança no meio deles, a qual é chamada de Doum. Conta a lenda, que Doum era o irmão mais novo dos gêmeos e que acabou falecendo ainda criança. Esse foi o motivo principal para os gêmeos estudarem medicina e prestarem seus serviços gratuitamente em nome da caridade. Por essa razão, muitos pontos de Umbanda falam em "Cosme, Damião e Doum!"






Alguns também atribuem a regência dessa Linha a São Crispim e Crespiniano.


**Uma confusão muito grande, motivada pela falta de estudo da religião, tem levado muitas pessoas a chamarem as entidades crianças da Umbanda de "erês". É uma denominação equivocada!


Apesar de também se tratar de uma entidade que se manifesta como criança, o Erê é uma entidade que se manifesta no adepto do Candomblé nação Ketu. Trata-se de um intermediário entre o iniciado e seu Orixá. É por meio dele, que o Orixá manda seus avisos, diz sua vontade e recomendações. Geralmente, a manifestação do Erê ocorre após o transe do Orixá no iniciado.


Outra diferença é na forma de manifestação. Enquanto as crianças na Umbanda, em sua grande maioria, deixam o médium sentado no chão, os Erês andam e correm normalmente.


Como visto, apesar da semelhança de trazerem o psiquismo infantil, os Erês (entidades do candomblé) e as crianças da Umbanda possuem funções e manifestações bem distintas. Por isso o Umbandista deve ficar atento para não chamá-las de maneira errônea. Chamem-nas de "cosminhos", de "ibeijada" ou apenas de crianças!


****Também existe uma grande confusão em relação a IBEJI
IBEJI (ÌGBEJÌ) é um Orixá do Candomblé Ketu. É divindade gêmea da vida, da dualidade, protetor dos gêmeos (twins) na Mitologia Yoruba. Por ser Orixá, mesmo sendo raro acontecer, pode reger a coroa do iniciado. Há relatos de apenas uma iniciada para esse Orixá no Brasil.


Com todo o respeito que temos por todos os Orixás trazidos para o Brasil, esse Orixá, todavia, não foi adotado pela Umbanda. É muito raro, para não dizer que não existam, filhos de Ibeji na Umbanda. Muito menos, como infelizmente vemos por ai, filhos de "Cosme e Damião".


São Cosme e Damião, são tidos como padroeiros da Linha das Crianças na Umbanda, mas jamais irão reger a coroa de um médium, pois não são Orixás.
Por isso, é equivocado falar em IBEJI (Orixá) dentro da Umbanda. O que alguns Umbandistas adotoram foi a expressão Ibeijada ou Ibejis para denominar a Linha das Crianças. Nada mais além disso.




Pois bem, voltando ao tema, a Linha das Crianças é de suma importância dentro da Umbanda. Nas obrigações da casa, deitada, camarinha, etc, assim como se faz oferenda ao povo de Exu pedindo sua segurança, também é realizado oferenda para as crianças, a fim de que nenhum atrapalho venha ocorrer.




Essas entidades são protetoras das crianças e das grávidas. Geralmente pede-se à elas saúde, bons caminhos, harmonia, alegria e paz.




O dia festivo dessas entidades é 27 de Setembro, dia de São Cosme e Damião na Umbanda.




Suas cores são o Rosa e o Azul.




Não possuem saudação específica, sendo utilizado as expressões "Salve as Crianças de Aruanda, Salve a Ibeijada, Salve Cosme e Damião!" ou "Oni Beijada" por alguns.




Geralmente, se oferecem à essas entidades o velas azuis e rosas; flores; Manjar, Caruru, cocadas, pé-de-moleque, balas e doces em geral. O preferencial é que sejam oferecidos doces tradicionais.Ou frutas, no caso de curumins.




As oferendas são realizadas preferencialmente nos jardins ou parques que, como visto, são seu campo de atuação.

0 comentários:

Postar um comentário